- Biográfias / Chiyo -

 


Descrição Rápida

Chiyo foi uma conselheira aposentada de Sunagakure e uma famosa usuária de marionete e líder da Brigada de Marionetes de Sunagakure.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                            Personalidade

 


Como uma veterana, Chiyo e seu irmão Ebizō possuem grande sabedoria, de tal forma que Baki pediu sua ajuda em maior perigo da aldeia. No entanto, eles tinham pouca motivação para a Sunagakure, já que quando se retiraram eles sentiram que a próxima geração deveria olhar por si mesma. Os irmãos ficaram um pouco decepcionados quando a aldeia se mostrou tão dependente dos outros. Chiyo poderia ser muito travessa agindo como se estivesse morta para enganar seu irmão, ou agir como uma mulher velha senil. Chiyo, muitas vezes também tira conclusões precipitadas como pode ser visto quando ela atacou Kakashi Hatake por que ele parecia com o seu pai Sakumo.

Ao contrário do resto dos ninjas em Sunagakure, que acreditava que completar missões era mais importantes do que a vida de seus companheiros, que os levaram a erradicar e suprimir seus sentimentos, Chiyo é bastante emocional e moral. Ela mostrou grande amor por seu neto, Sasori, não se importando o quanto ele havia caído, que foi totalmente disposto a conceder vida a suas marionetes, ao custo de sua própria, o que foi dito ser o seu sonho. Na verdade, era apenas por causa da participação de Sasori na Akatsuki que ela aceitou o pedido de Baki para obter assistência. Este amor também a levou a suportar um rancor contra Sakumo Hatake por matar os pais de Sasori, e, como tal, ele tentou inicialmente matar seu filho Kakashi, confundindo-o com o seu pai. Chiyo mostrou cuidado e respeito com Sakura Haruno, apesar desta última ser aprendiza da rival de Chiyo. Ela também mostrou arrependimento por selar o Shukaku em Gaara, e deu sua vida para reviver este último como forma de arrependimento.

 

                                                    História

 

 
Chiyo muitas vezes foi chamada de "Honorável avó Chiyo" (Chiyo-baasama) pelos aldeões de Sunagakure, ela era a especialista em veneno e marionetes da aldeia. Ela e seu irmão Ebizō foram altamente reverenciados em Sunagakure e eraam conhecidos como "Honorados Irmãos" (Gokyōdai). Chiyo era muito experiente quando se tratava de venenos que ela manipulou e usou suas habilidades durante a Segunda Guerra Mundial Shinobi, apenas para ser combatida inúmeras vezes pela perícia médica de Tsunade. E graças a isso guardou um rancor por Tsunade, que ela veio a chamar de "aquela garota lesma" (Ano Namekuji-musume), ou "Princesa Lesma". Durante a guerra, ela também lutou contra Hanzō e sua salamandra inúmeras vezes, vendo várias vezes ele usar o veneno da salamandra e, eventualmente, desenvolvendo um antídoto contra ele.

Chiyo era responsável pela selagem do Shukaku dentro de Gaara sob ordens do Quarto Kazekage, embora ela tenha o contrariado antes de executar a técnica, mas sem sucesso. Depois disso, Chiyo e seu irmão retiraram-se dos assuntos de Sunagakure e passaram a pescar juntos, onde Chiyo jogava piadas sobre seu irmão, fazendo de conta que ela tinha morrido só para assustá-lo.

Chiyo também expressou o desejo de matar Sakumo Hatake para vingar a morte de seu filho e de sua nora, que deixou seu neto Sasori órfão. Depois Chiyo tentou ajudar a aliviar a dor de Sasori, cuidando dele e o ensinando o Kugutsu no Jutsu. Chiyo mais tarde, assistiu Sasori criar seus primeiros fantoches que se assemelhavam a seus próprios pais. Isso foi feito para preencher o vazio da morte de seus pais, no entanto, quando Sasori deixou Sunagakure ele abandonou os fantoches, mostrando que ele não tinha mais interesse neles.

 

                                         - Resgate do Kazekage - 

Depois de Gaara ser sequestrado e Kankurō ser envenenado por Sasori e Baki solicitar que Chiyo ajude na cura do veneno, Chiyo inicialmente se recusa, não mais preocupada com o destino da aldeia, mas o envolvimento de Sasori a convence a ajudar. Apesar disso, o veneno de Sasori está além de sua experiência de cura. Para sua consternação própria, ela admite que Tsunade fosse à única capaz de curá-lo. Mesmo com esse reconhecimento, ela não está disposta a entrar em contato com Tsunade, acreditando firmemente que pedir ajuda a outras aldeias deixa a sua mais fraca.
Quando o Time 7 chega depois de saber do sequestro de Gaara, Chiyo instantaneamente ataca Kakashi Hatake com a impressão equivocada de que ele é seu pai. Naruto bloqueia o ataque e Ebizō apura a confusão, após isso Chiyo joga fora o ataque com senilidade. Depois disso, Sakura diz que é capaz de curar Kankurō, para grande surpresa de Chiyo. Uma vez que Kankurō é curado, o time 7 se prepara para ir atrás da Akatsuki para resgatar Gaara, e Chiyo se junta a eles como uma conselheira de Sunagakure.

Depois de alcançar o esconderijo da Akatsuki, o Time 7 se divide para perseguir os dois únicos membros presentes; Kakashi e Naruto iriam atrás de Deidara, deixando Chiyo e Sakura para lutar contra Sasori. A batalha começa a favor das duas, com Chiyo controlando Sakura para ajudá-la a evitar os ataques de Sasori e esmagar sua "armadura fantoche", Hiruko. A destruição de seu boneco obriga Sasori a se revelar, o que também revela o fato de que ele não tenha envelhecido um dia desde que partiu da vila à vinte anos atrás. 

Agora desmascarado, Sasori traz a primeira das suas marionetes humanas: o Terceiro Kazekage. Este boneco é dedicadamente mais poderoso do que Hiruko, e Chiyo é forçada a invocar os fantoches da mãe e do pai de Sasori para se defender de seus ataques poderosos. Mesmo com as duas marionetes, Chiyo é dominada pelas técnicas de Satetsu do Terceiro Kazekage, que provam ser a maior fraqueza de um fantoche, deixando Sakura ser a única capaz de destruir o boneco do Kazekage.

Abaixo outro fantoche, Sasori revela o segredo de sua juventude: ele converteu-se em um fantoche. A única parte viva restante dele é seu coração, o tornando difícil de matar. Uma vez que ela nem Sakura poderiam destruir seu corpo fantoche, Chiyo convoca a Coleção de Dez Bonecos de Chikamatsu. Para zombar da invocação, Sasori invoca cem das suas marionetes, um feito só possível graças a seu antigo corpo. Na batalha que se seguiu, Chiyo destrói muita das marionetes de Sasori e vice-versa, vsito que ambas as coleções parecem ser mais ou menos igual no poder porque, apesar do fato de Sasori sobrecarregar Chiyo, em números, a qualidade e o trabalho em equipe de seus bonecos superam o seu.

Usando uma esfera de vedação de chakra especial, dado a ela por Chiyo, Sakura tenta selar o Sistema de Circulação de Chakra de Sasori, apenas para pegar seu corpo fantoche vazio. Sasori, tendo abandonado ele momentos antes, ele simplesmente vai para um corpo livre e tenta esfaquear Chiyo com uma espada envenenada. Sakura toma o golpe em seu lugar, dando a chance de Chiyo esfaquear o coração de Sasori com os bonecos de seus pais na forma de um abraço. Antes de Sasori morrer, ele insiste que, pelo menos, Sakura não pode ser salva. Chiyo discorda, e usa uma técnica de força de transfêrencia de vida especial para curá-la. Embora isto seria fatal para um shinobi normal, Sakura não estava completamente morta, assim Chiyo não morreu no processo. Após Sasori morrer, Chiyo especula que ele tinha tomado o ataque de bom grado, já que ele simplesmente queria que seus pais abraçassem-no

Depois de se reunir com Kakashi e Naruto, que conseguiram recuperar o corpo de Gaara, Sakura diz que Gaara está morto, fazendo que Naruto se rompa em lágrimas. Embora Chiyo tente acalmá-lo, Naruto a ataca, culpando-a pela sua morte dizendo que se ela não tivesse selado o Shukaku em Gaara ele não teria morrido. Em uma tentativa de pedir desculpas pelo que tinha feito, Chiyo tenta reviver Gaara. Embora ele seja inicialmente incapaz devido a seu chakra estar muito baixo, Naruto doa um pouco do seu próprio para terminar a ressurreição. Com o renascimento de Gaara, Chiyo percebe que o futuro de Konoha e Suna será muito melhor do que as coisas estavam no seu tempo, e então morre pacificamente com sua visão que o mundo mudou graças a Naruto. 

 

 

Habilidades

 


Apesar de sua idade, Chiyo ainda era uma ninja poderosa, e era muito respeitada em toda Sunagakure. Mesmo a rival dela, Tsunade, tem um grande respeito por ela. E com a assistência de Sakura Haruno, ela também foi capaz de derrotar Sasori.

 

                                                 - Mestre das Marionetes -

Chiyo era uma mestra renomada no Kugutsu no Jutsu, famosa por suas habilidades, tanto na criação e na capacidade de controlá-los, a ponto de ser um ícone de valos inestimável para Sunagakure. Ela passou essas habilidades para seu neto, Sasori, alegando que sua técnica era tradicional em sua família. Ela modificou dois bonecos normais desarmados em bonecos capacidades intensas de batalha, até o ponto onde eles eram capazes de levantar-se contra o Terceiro Kazekage (conhecido como o mais forte na história de Sunagakure), que foi convertido em um fantoche humano por Sasori. Estes bonecos foram equipados com fios de corda que se estendem a partir de ambas as mãos dos bonecos. Quando conectados eles têm a capacidade de cortar a maioria das coisas, incluindo o Senju Sōbu de Sasori. Ela também poderia usar o Sōen: Hitomi Gokū, que lhe permitia controlar efetivamente um ser humano se ela estivesse sem marionetes no seu arsenal. Ela tinha grande habilidade com Chakura no Ito, como ela poderia colocá-lo em outro fantoche, sem o adversário perceber e suprimi-los ao ponto que se tornou invisível, bem como utilizá-los para o controle de armas.

Chiyo, como Sasori, modificou uma parte de seu corpo e transformou seu braço em um braço mecânico. Ela normalmente o manteve equipado com um escudo de chakra, e podia substituí-lo por qualquer outro braço de marionete se algo acontecesse com ele. Ela também instalou esse escudo sobre os bonecos Mãe e Pai. Seus mais fortes bonecos, no enteno, foram os dez bonecos criados pelo primeiro usuário do kugutsu no jutsu, Monzeamon Chikamatsu. Que ela foi capaz de controlar eles com apenas um dedo por boneco, uma habilidade que transforma ela em um dos maiores mestres de fantoches. Estas marionetes foram extremamente poderosas, usando o trabalho em equipe para executar ataques poderosos, e foram equipados com poderosas técnicas, como o Sanbō Kyūkai eo Fūinjutsu: Shishi Heikō. Com a ajuda de Sakura, as dez marionetes de Chiyo foram capazes de dominar as cem de Sasori, embora a maioria das marionetes de Chikamatsu fosse destruída no processo.

 

                                            - Outras Habilidades -

Embora prefira usar marionetes em batalha, demonstrou durante seu equivoco com a identidade de Kakashi que ela era altamente qualificada em taijutsu de quão facilmente ele lutou contra Naruto e seu clone. Ela possuía conhecimentos avançados de fūinjutsu como ela era a única responsável pela selagem do Shukaku em Gaara. Ela também era uma iryō-nin (Ninja Médica) altamente capacitada, mas, principalmente, usou seu conhecimento médico como uma especialista em veneno, o que lhe permitiu criar poderosos venenos que em toda a vida só foram anulados por Tsunade, que é conhecida como a maior Iryō-nin (Ninja Médica) do mundo. Ela também comentou que enfrentou membros Uchiha no passado e sabe como lidar com genjutsu. Ela criou uma técnica que dá vida, que resultaria na sua própria morte se ela fosse utilizada, que queria utilizar para Sasori, a fim de dar vida a seus pais fantoches. Ela afirmou que ela a usou para lutar com Hanzō e sua salamandra o tempo todo, permitindo-lhe conhecer a lista de ingredientes do antídoto para combater o gás venenoso lançado pela salamandra

 

                                         Curiosidades

De acordo com o databook:

  • O passatempo de Chiyo era se fingir de morta, jogar senil e pescar; 

  • A comida favorita de Chiyo eram pratos de feijão e batatas. Sua menos favorita era sashimi; 

  • Chiyo desejava lutar com o Canino Branco de Konoha;

  • A frase favorita de Chiyo era "treinada por cem batalhas" - Hyakusen Renma. Essa expressão se refere a uma riqueza de experiências adquiridas através das lutas.